Publicado em: sexta-feira, 24/02/2012

Receita Federal estuda criação de aplicativos para declaração de imposto de renda por meio de tablets

Nesta quinta-feira (23), a secretária adjunta da Receita Federal, Zayda Manatta, informou que o órgão está estudando desenvolver uma versão específica do programa de declaração do Imposto de Renda (IR) para tablets. O serviço deve ser disponibilizado nos próximos anos. Porém, Zayda Manatta afirma que o programa, como modo de entrega da declaração, não poderá entrar em operação.

De acordo com o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, o Fisco ainda irá avaliar os benefícios e custos para verificar se será possível a criação do sistema.

Joaquim Adir afirma que tudo está sendo estudado, pois ainda existem dúvidas quanto a utilidade da ferramenta. Segundo o supervisor, é preciso avaliar se vale realmente investir o dinheiro da população em um recurso que será utilizado apenas uma vez por ano. As declarações deste ano só poderão ser preenchidas em computadores que tiverem o aplicativo Java e deve ser enviada pela internet ou disquete.

Programa pode ser baixado no site do órgão

A entrega das declarações em papel foi extinta em 2011, e agora só pode ser feito o envio on-line. O programa para fazer o preenchimento da declaração pode ser baixado no site da Receita Federal a partir desta sexta-feira. A declaração, porém, só poderá ser transmitida no dia 1º de março através do programa Receitanet. Aqueles que tiverem as antigas versões deverão fazer o download do aplicativo. O contribuinte tem até o dia 30 de abril para enviar sua declaração.

A Receita Federal espera receber este ano 25 milhões de declarações. Para que congestionamentos no site sejam evitados, o órgão aumentou a capacidade de seus computadores em 20%. O sistema do Fisco poderá suportar um milhão de downloads por através dos aperfeiçoamentos no serviço e poderá receber diariamente 3,5 milhões de documentos. Segundo informações dos técnicos da Receita Federal, o órgão poderá remanejar o sistema se a demanda cresça mais do que o que se espera.