Publicado em: terça-feira, 27/09/2011

Rebeldes anunciam controle de porto em Sirte

Rebeldes que lutam pela instauração de um novo governo na Líbia conseguiram tomar controle do porto localizado na cidade de Sirte que até então continuava sob domínio das forças leais a Muamar Kadafi, ex-ditador do país, de acordo com informações divulgadas nesta terça-feira (27) pelo comandante do Conselho Nacional de Transição (CNT), Mustafa ben Dardef. Os insurgentes haviam entrado em Sirte no sábado (24), uma das últimas localidades ainda com forças pró-Kadafi.

A cidade também é conhecida por ser o local de naturalidade de Kadafi e, por causa disso, acreditava-se que este seria um dos esconderijos possíveis. Kadafi está foragido desde o momento em que os rebeldes invadiram seu quartel-general em Trípoli e descobriram que o ex-ditador não estava lá. Agora, o comandante do CNT afirmou que “aconteceram confrontos à noite e atualmente controlamos o porto”. O grupo comandado por ben Dardef é conhecido como a “brigada de Zanten”.

Integrante da mesma brigada, Alai Saidi informou que “quando nos aproximarmos do centro da cidade, acontecerão combates nas ruas”. Enquanto isso, seus companheiros continuavam se preparando para novos combates. Os rebeldes avançaram a Sirte no sábado, mas os confrontos começaram na segunda-feira (26). Depois de dominaram Trípoli as equipes do CNT continuaram rumo aos redutos pró-Kadafi.

No momento, Sirte está cercada por forças do CNT. Ainda na segunda-feira os rebeldes conseguiram encontrar um esconderijo no qual estavam armazenadas armas das forças leais a Kadafi. A Otan também continua participando dos confrontos ao manter o terceiro dia consecutivo de bombardeamentos na região.