Publicado em: quarta-feira, 01/05/2013

Rainha Beatrix, da Holanda, abdica ao cargo

Rainha Beatrix, da Holanda, abdica ao cargoOs Países Baixos tem um novo rei e nova rainha a partir dessa terça-feira, dia 30 de abril. A rainha Beatrix deixou o posto máximo aos 75 anos e deu lugar ao seu filho Alexander e sua mulher, Máxima. Eles se tornaram os primeiros herdeiros europeus que assumiram o trono no século XXI.

A cerimônia de passagem aconteceu no Salão de Moisés, no Palácio Real de Amsterdã, na capital da Holanda. No discurso de despedida, Beatriz disse que era hora de dar lugar a uma nova geração e que seu filho estava pronto para assumir este lugar de responsabilidade. Ela ficou no posto de rainha por 33 anos e agora se torna princesa dos Países Baixos.

Para Beatrix, seu filho Willen Alexander, de 46 anos, estará acima de interesses partidários e será sensível às necessidades atuais. O atual rei é casado há 11 anos com uma argentina, chamada Máxima (filha de ex-ministro da Argentina), que agora é rainha e têm juntos três filhas. A mais velha, chamada Catalina Amalia, de 9 anos, agora se torna princesa de Orange e herdeira do trono da Holanda.

Para assistir a cerimônia de posse, milhares de holandeses se reuniram na praça que fica em frente ao Palácio Real para prestigiar a nova família real. Segundo as autoridades policiais, tinham cerca de 25 mil pessoas e a maior parte delas vestida de laranja.

Na solenidade, o novo rei jurou que defenderá a liberdade perante outros povos e observará sempre o estatuto do Reino e a Constituição do País.

Willen Alexander será oficialmente investido Rei pelos holandeses e os países caribenhos de Aruba, Curaçao e Sint Maarten, que são ainda colônias da Holanda. Segundo o costume, o rei não será coroado, mas investido de poder para administrar estes países.