quarta-feira, abril 24, 2024
HomeEsportesRafaela Silva consegue primeiro ouro do judô feminino do Brasil em Mundiais

Rafaela Silva consegue primeiro ouro do judô feminino do Brasil em Mundiais

Rafaela Silva consegue primeiro ouro do judô feminino do Brasil em MundiaisA atleta Rafaela Silva conseguiu na última quarta-feira (28), a primeira medalha de ouro do judô feminino brasileiro na história dos campeonatos mundiais. A brasileira derrotou a judoca Marti Malloy, dos Estados Unidos, na final da categoria peso-leve (até 57 kg) do Campeonato Mundial disputado no Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, por ippon.

O título vencido em casa, foi o quinto brasileiro nas história dos Mundiais. Antes de Rafaela Silva, João Derly havia sido bicampeão em 2005 e 2007, e Tiago Camilo e Luciano Corrêa também conquistaram a competição em 2007. O ouro também a terceira medalha brasileira na competição de 2013, já que Sarah Menezes e Érika Miranda ganharam a prata.

Em menos de um minuto, Rafaela Silva mandou a adversária para o chão e venceu a luta final. A princípio, o árbitro assinalou um wazari, entretanto, voltou atrás em sua decisão ao convesar com os juízes de mesa pelo ponto eletrônico e deu ippon, que confirmou o título mundial da brasileira, que neste momento já estava emocionada, no chão.

Além do ouro de Rafaela e da prata conquistada pela norte-americana Marti Malloy, as medalhas de bronze foram para a eslovena Vlora Bedeti e para a alemã Miryam Roper. Antes de chegar à final, a carioca eliminou na semifinal, a francesa Automne Pavia, número um do ranking mundial. Já nas quartas de final, a brasileira venceu e eliminou a atleta de Kosovo, Nora Gjakova. Na estreia, a judoca do Brasil havia se classificado diante da norte-americana Hana Carmichael, e na fase seguinte, contra a eliminada Loredana Ohai, da Romênia.

Rafaela Silva já havia conquistado uma medalha de prata no Mundial

Atual campeã do mundo, Rafaela Silva ganhou a medalha de prata no Campeonato Mundial de Paris, na França, em 2011. Naquela ocasião, o ouro ficou com Aiko Sato, do Japão.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias