Publicado em: sábado, 02/07/2011

Rafael Nadal e Novak Djokovic fazem a final de Wimbledon neste domingo

A grande final do Torneio de Wimbledon que acontecerá em Londres, neste domingo, reunirá os dois melhores tenistas da atualidade. Rafael Nadal e Novak Djokovic ocupam os dois primeiros postos do ranking mundial da ATP e, curiosamente, trocaram de posição às vésperas do encontro válido como decisão. O servio ultrapassou o espanhol justamente na última sexta-feira, quando ambos venceram suas partidas e classificaram-se para se enfrentar na finalíssima.

Atual campeão de Wimbledon, Nadal liderava o ranking há 43 longas semanas (1 ano já), e tem em seu rival de domingo um tenista em excelente fase, que perdeu apenas uma partida em grand slams no ano (para Roger Federer, em Roland Garros), e que alcançou um inédito primeiro lugar da ATP na carreira.

Djokovic superou o francês Tsonga nas semifinais por 3 sets a 1, e jogará a final na grama de Wimbledon pela primeira vez – seu melhor resultado anterior haviam sido as semifinais. O sérvio vai em busca de sua terceira conquista de grand slam, depois do Australian Open de 2007 e de 2011.

Já Nadal joga a decisão depois de bater o escocês Andy Murray de virada, por 3 sets a 1, na outra semifinal. Murray dificultou a partida, ainda mais contando com a torcida a seu favor, tendo em vista o fato de ser britânico. No entanto, Nadal impôs seu ritmo mais forte e agora encara Djokovic com um ligeiro favoritismo ao seu lado por conta do piso. Mas se o novo número 1 do mundo vencer ninguém ficará surpreso.