Publicado em: sexta-feira, 27/04/2012

Quadro roubado há quatro anos é recuperado em Zurique

Nesta sexta-feira (27), o procurador público de Zurique informou que um dos quadros roubados em um museu da cidade foi devolvido. A obra foi uma das quatro furtadas em um assalto a mão armada, um dos maiores envolvendo peças de arte. Com esta pintura, todas as obras foram novamente recuperadas pelo museu.

A obra em questão é de Edgar Degas, um dos fundadores do Impressionismo. Ela foi devolvida há uns meses, no entanto, a informação só foi divulgada agora. Isso porque as autoridades não queriam comprometer a procura por outra obra, esta de Paul Cézanne, que também estava desaparecida.

“O Menino do Colete Vermelho”

A pintura recuperada de Paul Cézanne é “O Menino do Colete Vermelho”, avaliada em US$ 109 milhões. A polícia sérvia afirmou ter recuperado a obra no começo do mês de abril. Esta era a obra mais famosa levada no assalto, que foi estimado no valor de US$ 163 milhões. Quatro homens foram detidos como suspeitos.

Depois de uma lona investigação, que durou quatro anos, duas pinturas já tinha sido entregues. A operação, chamada “Colete”, contou com as autoridades sérvias e a polícia de Zurique. Duas obras de Pablo Picasso (“Copo e Jarra” e “Cabeça de Cavalo”) foram recuperadas em outubro de 2011. Estas foram roubadas em 2008 em Pfaeffikon, na Suíça.