Publicado em: terça-feira, 06/03/2012

Putin vence eleições na Rússia

Neste domingo (4), o atual primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, venceu as eleições presidenciais e irá retornar ao cargo depois de quatro anos. Com 96% dos votos apurados, o candidato do partido Rússia Unida possuía uma larga vantagem sobre seu rival mais próximo, o comunista Gennady Zyuganov. Putin totalizava 65% dos votos, enquanto Zyuganov tinha 17%. O resultado foi muito contestado pela oposição, que distribuiu acusações para o partido governista.

Entre as acusações, a principal delas é que o partido de Putin promoveu diversas fraudes durante o processo eleitoral de ontem. Zyuganov afirmou que não motivo para que ninguém fosse felicitado com o resultado, pois todos saíram perdendo com a vitória do primeiro-ministro. “Limparam os pés com nossos cidadãos”, afirmou Zyuganov. O sistema eleitoral da Rússia é muito questionado tanto pela população quanto pela oposição.

Possível votar mais de uma vez

O sistema de votação na Rússia não possui uma comunicação informatizada entre as seções eleitorais e os votos são feitos em cédulas. Desta forma, nada impede que um determinado eleitor vote mais de uma vez em sessões diferentes de sua cidade. De acordo com os opositores de Putin, isso garantiu a vitória do partido Rússia Unida, que se aproveitou da situação e da falta de organização do sistema.

Putin, por sua vez, disse na Praça do Manezh, em Moscou, que sua vitória foi conquistada em uma “luta aberta e limpa”. O presidente eleito afirmou que não ficou surpreso com o resultado das eleições deste domingo. Putin deverá assumir a presidência do país no mês de maio, substituindo Dmitri Medvedev, que se tornará, provavelmente, o primeiro-ministro russo.