Publicado em: quinta-feira, 13/09/2012

Pussy Riot deverão ser liberadas, afirma Dmitri Medvedev

Pussy Riot deverão ser liberadas, afirma Dmitri MedvedevNa quarta-feira, 12, o primeiro ministro da Rússia, Dmitri Medvedev, pediu para que as três interagentes detidas da banda de punk rock Pussy riot, sejam soltas da prisão. Segundo o ministro manter essas garotas detidas é inútil. Ele ressaltou em sua fala que sua intenção não é substituir o juiz, mas que as garotas devem ser soltas.

A fala do primeiro ministro russo pode se rum sinal de que as garotas de fato serão libertadas, já que no dia 1 de outubro haverá a analise do recurso por parte da justiça russa. Nadezhda Tolokonnikova, Maria Alyokhina e Yekaterina Samutsevich tiveram a condenação decretada em agosto.

As três integrantes da banda foram sentenciadas a cumprir dois anos de prisão, por terem invadido uma igreja ortodoxa cristã russa e cantado uma de suas musicas intitulada oração punk. A musica traz versos contrários ao governo de Putin, presidente da Rússia.

O primeiro ministro Dmitri Medvedev afirmou que o ato realizado pelas garotas da banda, a aparência delas e toda a histeria em torno do caso o deixa nauseado. Medvedev participou de uma reunião com lideres do partido atualmente no poder na Rússia, quando fez tais declarações.

Segundo informações divulgadas pela a agência de noticias Interfax, Medvedev teria declarado que não gosta de falar ou comentar este assunto e que tudo o que ele declarou é apenas sua opinião pessoal, não constando como uma fala ou ato oficial do estado russo.

Outro fato considerado pelo primeiro ministro russo foi a severidade da detenção da banda no mês de março. Ele ressaltou que o tempo que as garotas passaram detidas até o dia de sua condenação já havia sido suficiente como medida punitiva pelo ato por elas praticado. Segundo o primeiro ministro apenas isto já bastava para que elas repensassem suas ações.

As declarações do primeiro ministro foram prontamente comentadas pelo advogado da banda, Nikolai Polozov. Ele teria afirmado que a única solução cabível para este caso é a soltura das garotas, caso isto tudo não seja esquecido pode chegar a durar por muitos anos, o que não é pretendido.