sábado, abril 20, 2024
HomeMundoPublicações científicas avaliam publicar estudo sobre vírus mortal

Publicações científicas avaliam publicar estudo sobre vírus mortal

As duas grandes revistas científicas Science e Nature anunciaram na terça-feira (20) que estão avaliando a melhor forma de publicar um estudo sobre um vírus mortal mutante da gripe aviária, produzido em laboratório holandês, chefiado por Ron Fouchier.

A criação do vírus mutante H5N1 foi anunciada em setembro. Este vírus teria a capacidade de ser de fácil contágio entre os mamíferos e humanos. A revista Science afirmou que o Painel Consultivo sobre Biossegurança dos Estados Unidos (NSABB) pediu que a publicação “omitisse os detalhes sobre a metodologia científica e as mutações específicas do vírus no estudo, antes de publicá-la”.

A direção editorial da Science informou que leva muito a sério a solicitação do Painel. “O NSABB insistiu na necessidade de impedir que os detalhes desta pesquisa caíssem em mãos erradas (…) sua preocupação por censurar informação potencialmente importante para a saúde pública e para os estudiosos que trabalham sobre a gripe”.

A revista Nature também divide esta preocupação, confirmando que a publicação ainda “avalia a possibilidade” de publicar o estudo. A Science informou que a publicação “dependerá, em grande medida, do que decidirão as autoridades federais americanas (…) para garantir que toda a informação omitida no estudo publicado seja passada a todos os cientistas que o pedirem no âmbito de seus esforços legítimos de melhorar a saúde a segurança pública”.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias