Publicado em: sexta-feira, 04/04/2014

PT faz pedido para abertura da CPMI para investigar a Petrobrás, metrô de SP e porto em Pernambuco

PT faz pedido para abertura da CPMI para investigar a Petrobrás, metrô de SP e porto em PernambucoNessa quinta-feira (3), líderes do PT protocolaram na Secretaria da Mesa Diretora do Congresso Nacional, um requerimento que faz referência a abertura de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) afim de investigar, não só a Petrobras mas também um suposto cartel no metrô de São Paulo e obras do porto de Suape, em Pernambuco, estados governados pela oposição.

Segundo o líder do governo no Congresso Nacional, senador José Pimentel (PT-CE), este requerimento teve a assinatura de 219 deputados e 32 senadores. De acordo com o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (SP), informou que a intenção dos governistas é em que a CPMI seja lida no plenário no mesmo dia da comissão mista que é proposta pela oposição, em 15 de abril, data que é referente a próxima sessão do Congresso Nacional.

Apuração

Na última quarta-feira (2), líderes da oposição também fizeram um pedido de CPMI no Congresso, entretanto, a proposta é mais contida. Os partidos DEM e PSDB devem investigar principalmente a Petrobras, tendo foco na compra da refinaria de Pasadena, que houve no Texas (EUA).

A compra da refinaria tem sido investigado do Tribunal de Contas da União, do Ministério Público Federal e da Polícia Federal.Além da investigação e dos rumores que rondam a Petrobras, os políticos da base também pedem a apuração sobre uma possível prática de cartel na compra dos metros de São Paulo e do Distrito Federal, obras do porto de Suape e contratos da refinaria de Abreu e Lima, todos eles tem sido alvos de investigação.

Pimentel afirmou que, com a CPMI, os parlamentares aliados decidiram esclarecer para o povo que o governo federal, principalmente a presidente Dilma Rousseff, quer que seja minuciosamente feita a apuração de qualquer irregularidade que exista.

Ele completa dizendo que, a presidenta tem tido o cuidado de todas as vezes que há indícios, ou algo que envolva corrupção neste país, ela toma as medidas necessárias para que sejam apuradas.