Publicado em: sábado, 06/08/2011

Prova Brasil 2011 e Saeb receberá mais de 6 milhões de alunos participantes

Mais de 6,2 milhões de alunos vão fazer os exames da Prova Brasil e Saeb 2011, que acontece entre os dias 7 e 18 de novembros nas 27 Unidades da Federação. As provas serão aplicadas em mais de 70 mil escolas, espalhadas por 5.538 municípios do país. Os dados foram divulgados durante um evento voltado aos representantes das secretarias estaduais de educação, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), realizado nos dias 4 e 5 de agosto em Brasília, que aconteceu nos dias 4 e 5 de agosto em Brasília.

O numero de participantes é previsto de acordo com a base do Censo Escolar da Educação Básica de 2010. O preenchimento dos dados oficiais deste ano se encerra no dia 14 de agosto, após esse dia, o número correto dos estudantes avaliados deve ser conhecido.

Durante o evento foram apresentadas algumas novidades aos participantes, como a inclusão do Sesi – Serviço Social da Indústria – e de municípios que não possuem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) como participantes das avaliações. Para serem avaliadas, as escola precisam ter pelo menos 20 alunos matriculados na 4ª série (5º ano) e na 8ª série (9º ano), no caso do Sesi, e o mínimo de 10 alunos na 4ª série (5º ano) do ensino fundamental como acontecem em 230 pequenos municípios que não possuem Ideb.

A Prova Brasil e o Saeb são duas avaliações complementares, que compõem o Sistema de Avaliação da Educação Básica. As duas provas avaliam as habilidades em língua portuguesa (leitura) e matemática (resolução de problemas). A Prova Brasil avalia alunos do ensino fundamental, da 5ª a 9ª série e o Saeb avalia também os estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio.