Publicado em: domingo, 19/01/2014

Prouni registra recorde de candidatos

MEC divulgou regras para ocupar as bolsas remanescentes ProUniO Prouni (Programa Universidade para Todos) do primeiro semestre de 2014 registrou um recorde no número de candidatos inscritos. Ao todo, foram registrados 1.259.285 candidatos, que concorrerão a 191.625 bolsas. O número de candidatos foi divulgado neste sábado, 18 de janeiro, pelo Ministério da Educação (MEC). As inscrições para o programa se encerraram nesta sexta-feira. Como cada candidato pode se inscrever para até dois cursos diferentes, o número total de inscrições foi de 2.424.354. Das bolsas oferecidas em 2014, 131.636 são integrais, com 100% de subsídios do Governo Federal, enquanto 59.989 são parciais, com 50% de subsídio do Governo.

Chamadas

A primeira chamada para o Prouni acontecerá na próxima segunda-feira, 20 de janeiro. Os candidatos que forem aprovados neste primeiro momento terão de apresentar a documentação necessária até a próxima sexta-feira, dia 24, nas instituições de ensino para o qual se candidataram. Caso existam vagas remanescentes para o preenchimento das bolsas, o Governo Federal realizará uma nova chamada no dia 3 de fevereiro.

Em 2014, o Ministério da Educação promoveu algumas mudanças nas regras em relação às bolsas remanescentes. Até 2013, os candidatos a estas bolsas tinham de manifestar seu interesse em participar da lista de espera, tendo de aguardar a convocação. Agora, a manifestação de interesse já virá acompanhada pela entrega de documentos, o que deve agilizar o processo. Estes candidatos serão convocados após a análise dos documentos, pela internet.

Números

No primeiro semestre de 2013, o Prouni havia recebido inscrições de 1.032.873 candidatos. O recorde anterior ao de 2014, por sua vez, havia sido obtido no primeiro semestre de 2012, quando 1.208.398 candidatos se inscreveram no programa.

Em 2014, estão sendo oferecidas bolsas em 991 municípios, totalizando 1116 instituições de ensino superior. As bolsas integrais estão disponíveis exclusivamente para candidatos que tenham renda familiar per capita de, no máximo, 1,5 salários mínimos por mês. As bolsas parciais são oferecidas para aqueles que têm renda per capita máxima de três salários mínimos.

Maiores bolsas

As bolsas mais altas oferecidas pelo Governo Federal em 2014 são para cursos de Medicina, com um valor que pode chegar a R$8 mil por mês. Este é o caso da Unimar (Universidade de Marília), que está oferecendo 16 bolsas para o curso de Medicina em 2014, todas integrais. Outros cursos de Medicina que têm valores próximos a este são os da Uniceuma (São Luís do Maranhão), Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) e Unicid (Universidade Cidade de São Paulo).

Requisitos

O Prouni é realizado semestralmente e se utiliza da nota obtida pelos candidatos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como critério para colocação na lista, além da renda per capita e de outros requisitos. Para participar do Prouni, os candidatos precisam ter conseguido uma nota igual ao maior a 450 no exame, além de não ter tirado zero na redação.

Para participar do programa, também é necessário não possuir diploma de cursos superior. No caso específico das bolsas parciais, os alunos também podem utilizar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).