Publicado em: quinta-feira, 09/02/2012

ProUni – MEC divulga segunda chamada

Na terça-feira (7), o Ministério da Educação divulgou a segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os candidatos que foram selecionados têm até o dia 15 de fevereiro para levar os documentos exigidos pelas instituições e confirmar a matrícula.

O sistema de consulta dos candidatos selecionado no Programa entrou no ar dia 20 de janeiro. A divulgação estava prevista só para o 22, mas o Ministério, assim como fez com o resultado do Enem e do Sisu, decidiu antecipar a divulgação dos resultados.

Para confirmar se conseguiu garantir uma das 195.030 bolsas de estudos nas instituições particulares integrantes no Programa, o estudante precisa apenas inserir o número de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio e o CPF no sistema do ProUni.

Lista de espera

Após a realização das duas chamadas, os candidatos que não foram pré-selecionados, ou aqueles que foram selecionados em cursos que não formaram turma, poderão manifestar interesse em integrar a lista de espera. Esta lista será usada pela universidade para ocupar as bolsas que eventualmente não forem preenchidas.

Quem quiser fazer parte da lista de espera precisa manifestar interesse entre os dias 22 e 24 de fevereiro. Com o término deste prazo, serão realizadas duas convocações. A primeira acontecerá no dia 27 de fevereiro, com prazo para matrícula do dia 28 a 2 de março. A segunda convocação acontece no dia 9 de março, e o prazo para matrícula é do dia 12 a 15 de março.

Estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 933), podem se candidatar às bolsas integrais do Programa. As bolsas parciais são dirigidas a candidatos que possuem renda familiar de até três salários mínimos (R$ 1.866). O candidato precisa ter realizado o Enem 2011, tendo alcançado um mínimo de 400 pontos na média das cinco notas. Além disso, o candidato precisa ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em escola particular com bolsa integral.