quarta-feira, abril 24, 2024
HomeEducaçãoProuni - MEC anuncia aprovados na 1ª chamada

Prouni – MEC anuncia aprovados na 1ª chamada

Prouni O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou durante a manhã da quinta-feira (24) a consulta da primeira convocação dos candidatos que foram pré-selecionados para o Programa Universidade para Todos (ProUni). O candidato poderá ter acesso ao resultado dentro do site do programa, pelo seu número de inscrição e sua senha do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado em 2012.

O prazo para fazer matrícula nas instituições de ensino irá até o dia 31 deste mês. No dia 8 de fevereiro, vai ser realizada a segunda chamada dos pré-selecionados. O candidato vai ter que providenciar sua matrícula e sua apresentação dos documentos até o dia 19 deste mês.

No balanço de fim do programa houve registro de 1.032.873 inscritos. O Estado de São Paulo foi o que teve maior quantidade de inscritos com 187.489; logo atrás veio Minas Gerais que teve 141.839 candidatos inscritos, e em terceiro lugar esteve o Rio de Janeiro com 75.935.

Desde as 0h da quinta-feira, várias pessoas disseram através das redes sociais que estavam esperando o resultado e estavam criticando a demora para que os resultados do ProUni fossem divulgados. O resultado só teve sua disponibilização no site do programa no início da manhã da quinta-feira. Estudantes que se disseram ansiosos afirmaram que estavam virando a noite e fazendo atualizações constantemente no site, sem obter sucesso.

O programa faz a concessão de bolsas para estudo de maneira integral e parcial para cursos de graduação ou sequencial com formação específica em universidades privadas e de educação superior. Neste primeiro semestre de 2013, foram oferecidas 162.329 bolsas, onde 108.686 são integrais e 53.643 são parciais, em que o governo paga 50% do valor da mensalidade.

Para que concorra à bolsa de maneira integral, o candidato deverá comprovar que tem renda familiar de até um salário mínimo e meio R$ 1.017. Já nas bolsas parciais, a renda das famílias não pode ser superior a três salários mínimos, o que equivale a R$ 2.034 por pessoa. Cada um dos estudantes podia fazer a opção de até dois cursos.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias