Publicado em: quinta-feira, 23/02/2012

Prouni: manifestação de interesse para lista de espera está aberta

O MEC, Ministério da Educação, recebe desde ontem, quarta feira (22), as manifestações de interesse para a lista de espera do Programa Universidade para Todos (ProUni). A lista de espera será usada pelas universidades participantes do programa para ocupar as vagas de bolsas ainda disponíveis. O pedido de inclusão na lista precisa ser realizado até sexta feira, dia 24.

No final deste prazo, serão realizadas duas convocações. A primeira começa no dia 27 de fevereiro, com prazo para comprovação dos documentos e matrícula do dia 28 de fevereiro até 02 de março. A segunda convocação acontece no dia 09 de março, com prazo dos dias 12 a 15 de março.

Neste ano, o programa recebeu a inscrição de 1.208.398 candidatos, número bem maior que o de inscritos no ano passado. Cada estudante teve a possibilidade de selecionar duas opções de cursos, de forma que o número de inscrições alcançou 2.323.546.
Os estados com maior número de inscritos foram: São Paulo, com 211.431, Minas Gerais, com 151.437, Bahia, com 92.983, Rio Grande do Sul, com 82.046 e Rio de Janeiro, com 73.534.

O Programa

O Programa Universidade para Todos, ProUni, foi instituído em 2004 pelo governo federal. Destina-se a conceder bolsas de estudo integrais e parciais (50% ou 25%) para estudantes de cursos de graduação ou sequenciais nas instituições privadas de ensino superior.

As bolsas são destinadas a estudantes que tenham cursado o ensino médio em escolas da rede pública, estudantes portadores de deficiência e professores da rede pública de ensino.

A manutenção da bolsa dependerá do cumprimento de requisitos do desempenho do acadêmico. A seleção se dá pelo perfil sócio econômico e desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Através do Exame, o aluno precisa atingir no mínimo 400 pontos para participar do processo. As bolsas são distribuídas de acordo com o desempenho dos candidatos.