Publicado em: sexta-feira, 30/01/2015

ProUni bate recorde de inscritos com mais de 1,3 milhão de candidatos

O sistema do Ministério da Educação (MEC) para garantir mais acesso a instituições de ensino superior, o Programa Universidade para Todos (ProUni), vem batendo recordes de inscrição nessa primeira edição de 2015. Até as 17 horas de penúltimo dia de inscrições haviam sido registradas mais de 1,3 milhão de estudantes inscritos. Os dados foram informados em um balanço parcial do Ministério de Educação. Esse número já superou o total de inscrições registradas na primeira edição em 2014, que marcou 1.259.285 inscritos.

As inscrições encerraram na última hora de ontem. A previsão do Ministério da Educação é que o resultado da primeira chamada seja divulgado até o dia 2 de fevereiro, em que os selecionados precisam ficar atentos e realizar uma visita as instituições de ensino entre os dias 2 e 9 de fevereiro, de forma a comprovar as informações que foram inseridas no processo de inscrição. O resultado da segunda chamada está prevista para o dia 19 de fevereiro. Quem não for selecionado, pode ainda esperar até o dia 2 e 3 de março, quando sairá o resultado da lista de espera.ProUni bate recorde de inscritos com mais de 1,3 milhão de candidatos

O ProUni oferece bolsas para universidade particulares que obtiveram notas no Exame Nacional de Ensino Médio do ano passado. Este ano, foram ofertadas mais de 213 mil bolsas, das quais mais de 135 mil são integrais e mais de 77 mil são parciais. As bolsas contemplam mais de 30 mil cursos, em quase 1.200 instituições privadas de ensino sueperior. Os estudantes que realizaram o Enem em 2014, cursaram o ensino médio em rede particular com bolsa integral ou completamente em escola da rede pública, podem concorrer a estas oportunidades do Prouni.

Também é preciso comprovar a renda familiar, que pode ser de até um salário mínimo e meio para cada membro da família, para conquistar bolsa integral. No caso da bolsa parcial, é preciso renda bruta de até três salários mínimos por pessoa na família.