sábado, abril 20, 2024
HomeEducaçãoProuni abre inscrições para 213 mil bolsas

Prouni abre inscrições para 213 mil bolsas

O Programa Universidade para Todos, o famoso Prouni, está recebendo a partir de hoje, dia 26 de janeiro, as inscrições dos candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio no último ano, edição 2014. Neste ano, serão ofertadas mais de 213 mil bolsas, das quais a grande maioria serão integrais, mais de 135 mil delas. Desse total, quase 77.500 serão bolsas parciais. Este número representa um crescimento de 11% com relação a oferta de bolsas no primeiro semestre do ano passado, quando foram ofertadas mais de 191 mil oportunidades.

Os candidatos precisam ficar atentos ao prazo, porque as inscrições só poderão ser feitas até o dia 29 desse mês, no final da semana. Os candidatos que na última semana também se inscreveram no Sisu, o Sistema de Seleção Unificada, também podem participar deste outro processo seletivo. Neste ano, a oferta de bolsas acontece para mais de 30 mil cursos, em mais de mil instituições de ensino superior de caráter privado. De acordo com o próprio Blog do Planalto, o Prouni desse ano trata-se da maior oferta de bolsas do programa desde que o sistema foi criado pelo Ministério da Educação.Prouni abre inscrições para 213 mil bolsas

Entretanto, apesar desse recorde, o aumento registrado é menor do que o que ocorreu no ano passado. A maior parte das bolsas estão sendo ofertadas na região sudeste, sendo seguida pelo sul, nordeste, centro oeste e por último o norte. Quem realizou o Enem no ano passado pode concorrer às bolsas, contanto que tenham também cursado o ensino médio em rede pública ou com bolsa integral em escolas particulares. Também é preciso comprovar que na família a renda mensal bruta é de um salário mínimo e meio pro pesssoa, no máximo.

Quem for concorrer a uma bolsa parcial, correspondendo a 50% da mensalidade, pode ter renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. Para se inscrever é preciso ter obtido ao menos 450 pontos em média no Enem e não ter tirado zero na redação. O candidato não pode ter ainda diploma de curso superior para concorrer a uma das bolsas. Professores da rede pública podem também participar do Prouni, concorrendo a vagas de licenciatura. O Prouni já concedeu mais de 1,5 milhão de bolsas ao longo de dez anos de Programa.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias