Publicado em: sexta-feira, 21/06/2013

Prouni abre inscrições

Prouni abre inscriçõesOs estudantes que têm interesse em conseguir uma bolsa de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) podem fazer as inscrições, que acontecem pelo site do Sisu. No total, serão disponibilizadas total de 90.010 vagas nas instituições privadas de educação em nível superior. As vagas corespondem ao segundo semestre de 2013. Desta poucas mais de 90 mil vagas, 55.658 correspondem a bolsas integrais e 34.352 são de bolsas parciais, que bancam metade do preço da mensalidade. Mas, é preciso ficar atento, porque o prazo para se candidatar termina logo, no dia 25 deste mês.

Só podem se candidatar ao Prouni os alunos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e conseguiram alcançar média de notas acima de 450 pontos. Além disso, o aluno não pode ter tirado nota zero na redação do Enem e precisa ter concluído o ensino médio em escola pública, ou ter conseguido bolsa integral em colégio privado.

Serão duas chamadas do Prouni. A primeira chamada terá resultado divulgado previsto para o dia 28, e a consulta deve ser feita através da internet. Assim, entre os dias 28 e 5 de julho, o aluno classificado precisa ir até a instituição de ensino escolhida para providenciar a matrícula, processo que exige que as informações preenchidas na inscrição sejam comprovadas e, caso seja necessário, integrar o processo de seleção da faculdade.

A segunda chamada deverá acontecer no dia 13 de julho. E, assim como ocorreu na primeira chamada, o aluno terá prazo entre os dias 15 e 19 de julho para comparecer à instituição e fazer a matrícula.

Além disso, se o aluno tiver interesse em ter o nome inscrito na lista de espera do Prouni, deve fazer a inscrição, também pelo site, entre os dias 26 e 29 do mês de julho. A lista ficará a disposição no Sistema do Sisu e poderá ser consultado pelas instituições no dia 1º de agosto. Já na data seguinte, as faculdades farão a convocação dos alunos. E, o aluno escolhido tem até o dia 7 de agosto para fazer a matrícula e confirmar as informações. A segunda chamada da lista de espera será no dia 12 de agosto e o prazo de matrícula vai até 15 de agosto