sexta-feira, abril 19, 2024
HomeEducaçãoProjeto distribuirá bicicletas de bambu para 4,6 mil crianças de SP

Projeto distribuirá bicicletas de bambu para 4,6 mil crianças de SP

Neste último sábado (31), a Secretaria Municipal de Educação da capital paulista lançou um projeto que prevê a distribuição de aproximadamente 4,6 mil bicicletas produzidas com bambu. O lançamento ocorreu no bairro Higienópolis e a expectativa é que estudantes de 45 Centros Educacionais Unificados (CEUs) possam realizar todos os dias os trajetos entre casa e escola com o novo equipamento.

Para comemorar a estréia do projeto, foi organizado um passeio ciclístico de 6 km nas ruas do bairro. Até o momento do evento, haviam sido entregues apenas duas bicicletas do projeto, de forma que o passeio foi realizado com bicicletas convencionais.

A proposta é que até o final do ano, cada um dos CEUs conte com ao menos 100 alunos ciclistas, com a faixa etária entre 12 e 14 anos. As escolas contarão agora com um local apropriado para o estacionamento das bicicletas.

Organização

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e o Instituto Parada Vital foram responsabilizados pelo treinamento de monitores, que se encarregarão do treinamento dos alunos, envolvendo as regras de trânsito e cuidado com as bicicletas. Para execução da proposta, a Secretaria de Educação contou com um consultor especialista em mobilidade urbana, da Dinamarca. Os alunos precisam ter a autorização dos pais para participarem.

Segundo Flávio Deslandes, designer brasileiro que iniciou o uso de bambu na fabricação de bicicletas em 1995, o material é bastante viável e resistente como o alumínio, material tradicionalmente usado na confecção dos equipamentos.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias