Publicado em: sábado, 03/09/2011

Proibição sobre venda de remédios de emagrecimento é adiada

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou na última quarta-feira (31) a votação sobre a decisão de comercialização de remédios de emagrecimento e inibidores de apetite será feita em audiência aberta a sociedade. Dessa forma, a decisão será adiada e sem data para acontecer.

No dia, a Anvisa apresentou o Relatório Integrado, que tem como objetivo demonstras a eficácias dos medicamentos que fazem a inibição de apetite. O documento foi estrutura pela equipe técnica da agência. O relatório é responsável pela proposta de proibição e retirada de todos os medicamentos que possui anfetamina em sua fórmula e ainda a manutenção dos que possuem o componente sibutramina em sua fórmula.

O estudo aponta que o uso da sibutramina possui eficácia certificada e que pode fazer com que o indivíduo perca até 10% de seu peso em quatro semanas entretanto, o uso deve ser feito somente por pacientes que possuem o perfil indicada e com receita, acompanhamento e termo de responsabilidade assinado pelo médico, pela farmácia e pelos pacientes.

Já o uso da anfetamina deve ser proibido uma vez que pode causar dependência química os pacientes, além de vários outros efeitos colaterais, como retenção de líquido e estados de paranoia e insônia.