sexta-feira, abril 26, 2024
HomeEntretenimentoProgramas culinários e gastronomia em geral ganham espaço na TV brasileira

Programas culinários e gastronomia em geral ganham espaço na TV brasileira

Programas culinários e gastronomia em geral ganham espaço na TV brasileiraHá algum tempo atrás, culinária na TV já era diretamente associado à Palmirinha e Ana Maria Braga. Atualmente, as coisas têm mudado e a culinária tem estado cada vez mais presente nas telinhas. Em tempos que fotos de comida no Instagram é moda, a imagem não poderia não ser retratada na televisão brasileira. Em canais pagos e abertos, já existem cerca de 20 programas do tipo no ar atualmente, entre reality shows de competição, até a rotina na cozinha. Séries que mostram diversos tipos de comida e curiosidades, e os tradicionais programas de receitas, com roupagens para todos os gêneros e gostos. A quantidade de opções, acabou se tornando popular.

Nos últimos dois meses, houve a estreia de dois realities culinários: O “MasterChef”, da Band, e o “Cozinha Sob Pressão”, do SBT, os dois foram inspirados em formatos estrangeiros apresentados pelo chef-celebridade Gordon Ramsay e elogiados pela crítica. Em julho, a visita do chef Bud Valastro do programa “Cake Boss” exibido pelo Discovery Home & Health, fez com que mil pessoas se aglomerasse em um átrio de um shopping em São Paulo e outras centenas do lado de fora, trazendo complicações para o transito na região.

Na ficção também!

Além disso, a presença da culinária na TV está tão em voga que agora é destaque nas novelas. Na trama “Império”, os chefs Enrico (Joaquim Lopes) e Vicente (Rafael Cardoso) tornaram-se os personagens principais em meio a um conflito após Enrico ter pedido o restaurante, e viu Cláudio (José Mayer) entregando seu negócio nas mãos do colega de profissão. Saindo da ficção e voltando à realidade, temos no programa “Brasil no Prato”, do FOXlife, a apresentadora e chef do restaurante Carlota, em São Paulo, Carla Pernambuco pode sentir aos poucos o sucesso que vem crescendo e a quantidade de programas culinários que se tornam cada vez mais populares.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias