Publicado em: segunda-feira, 22/08/2011

Programação de televisão poderá ser assistida em tempo real em tablets e smartphones

Congresso realizado pela Associação Brasileira de Telecomunicações por Assinatura (ABTA) mostrou tecnologias que permitem receber o sinal transmitido para receber a programação da televisão em dispositivos como tablets, celulares e computadores. Essas tecnologias permitem que os programas de TV sejam integrados a outros objetos que tenham conexão com a internet, sejam eles móveis ou não. Com isso, o congresso mostrou que a telelvisão não precisa mais ficar restrita à sala de casa.

De acordo com o diretor da Nagra, empresa que fornece plataformas para TVs por assinatura, Thierry Martin afirmou que “a tecnologia não é nova, ela existe há quase 1 ano. Por isso, não estamos falando de um futuro muito distante.” Para receber o sinal da internet com a programação da TV a cabo, o receptor deve ser um tablet ou smartphone cadastrado. Isso permite evitar que o ‘vizinho’ consiga roubar o sinal pago somente pelo usuário oficial.

Essa questão da segurança na rede de wi-fi aberta foi testada em estúdios. Além da possibilidade de ter a televisão em um dispositivo móvel, os desenvolvedores afirmam que a intenção é permitir que os seus clientes comentem sobre aquilo que estão acompanhando em tempo real nos seus perfis das redes sociais.

Além disso, Martin afirma que “os serviços híbridos são cada vez mais tendência, em vez de acessar todo o conteúdo apenas na TV.” A tecnologia apresentada no congresso também permite fazer o streaming de um conteúdo que está disponível na TV, por exemplo, diretamente para o computador sem a necessidade de cabos.