Publicado em: quinta-feira, 08/12/2011

Programa “Saúde mais perto de você” vai chegar a mais 13 estados

Nessa quarta-feira (7), o Ministério da Saúde infirmou o credenciando de outros 825 Agentes Comunitário de Saúde e ainda 47 Equipes de Saúde da Família e 73 Equipes de Saúde Bucal que deve aumentar o número de acesso ao programa “Saúde perto de você”. Com isso, outros 13 estados brasileiros devem receber a atuação dos profissionais. O Ministério contemplou a contratação para os estados Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

O documento foi listado o Diário Oficia da União publicado nesta segunda-feira (5). A publicação ainda informa qual é o valor que será repassados aos municípios beneficiados e que passam a fazer parte do Piso de Atenção Básica Variável, que indica quais serão os investimentos para cada uma das equipes credenciadas.

O programa é um dos principais focos de atuação do Ministério da Saúde e tem como principal objetivo modificar os modelos que oferecem atendimento à saúde dos moradores carentes a afim da atenção primária. O programa funciona como uma das formas mais importantes das pessoas entrarem no Sistema Único de Saúde (SUS).

Atualmente, o Ministério tem 32 Equipes e Saúde da Família credenciadas que realizam o atendimento a 5.288 municípios. No próximo ano, o governo deve criar novos planos de atuação para continuar a realizar o repasse do recursos.