Publicado em: quarta-feira, 25/04/2012

Programa Educacional do Mec irá beneficiar 100 mil mulheres

Aloizio Mercadante, o atual ministro da Educação, declarou esta semana que até o ano de 2014 aproximadamente 100 mil mulheres receberão benefícios do programa Mulheres Mil, que oferece qualificação profissional e educação. No início da semana, Mercadante integrou uma cerimônia, juntamente com o governador-geral do Canadá, David Johnston, já que o país é um parceiro no programa.

O ministro afirmou na ocasião que o Brasil está interessado em manter a parceria com o governo canadense, já que o país prioriza o setor da educação. A meta é conseguir ampliar a quantidade de vagas para que as mulheres possam acessar o sistema educacional, se tornando melhores profissionais. Mercadante ainda brincou, afirmando que o programa está transformando dezenas de milhares, em referência ao “mil” no nome.

O programa Mulheres Mil iniciou em 2007 nas localidades Nordeste e Norte do Brasil, numa parceria com a instituição do Canadá Faculdades Comunitárias Canadenses, atendendo 10 mil mulheres, com matrículas em 112 diferentes campi pelo país.

Até o final de 2012, cerca de 20 mil mulheres terão acessado os cursos profissionalizantes, divididos em 214 núcleos para atendimento. Somente a parceria com o país norte americano possibilitou a adaptação da metodologia utilizada nas faculdades comunitárias canadenses.