Publicado em: segunda-feira, 27/02/2012

Programa de extensão da USP para terceira idade abre inscrições

A Universidade de São Paulo (USP) está oferecendo vagas para pessoas com mais de 60 anos no Programa Universidade Aberta à Terceira Idade. O Programa é promovido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, responsável por oferecer disciplinas regulares na graduação, além de atividades complementares didático-culturais e físico-esportivas em todos os campi.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 09 de março, diretamente na unidade que abriga a disciplina desejada. A relação completa de todas as disciplinas e atividades que serão ofertadas poderão ser consultadas no catálogo disponível no site do programa. Além disso, é possível consultar também informações sobre o número e vagas e a existência de pré-requisitos para determinada disciplina.

A UnATI foi criada em 1994 pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. A UnATI se apresenta como uma oportunidade para o idoso poder aprofundar seu conhecimento em alguma área de interesse e trocar experiência com estudantes de diferentes idades. No ano passado, o programa chegou a oferecer 940 atividades, atraindo mais de oito mil participantes. Os interessados podem obter mais informações pelo telefone (11) 3091-3348 ou pelo e-mail usp3idad@usp.br.

Sobre a universidade

A USP é uma das três universidades públicas que são mantidas pelo governo do Estado de São Paulo. Junto com ela estão a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp). Ela é a maior universidade pública brasileira e uma das mais prestigiadas do Brasil.

A Universidade possui cerca de 75.000 alunos matriculados nos onze campi da instituição. Quatro deles estão localizados em São Paulo, sendo principal conhecido como Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira. A universidade conta também com campi nas cidades de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos.

No ano passado, o QS World University Rankings classificou a Universidade de São Paulo como 169ª melhor universidade do mundo, além de a melhor da América Latina. Este ano, a USP foi classificada pelo ranking Webometrics Ranking of World Universities como 20ª do mundo em exposição na web.