Publicado em: quarta-feira, 13/07/2011

Programa Ciência sem Fronteira: Governo Federal vai oferecer 75 mil bolsas até 2014

A presidente da república, Dilma Rousseff, anunciou nesta segunda-feira (11) que o governo federal irá oferecer 75 mil bolsas de estudo para estágio e pesquisa no exterior até 2014. O anuncio foi feito durante a cerimônia de entrega do Prêmio Anísio Teixeira, que aconteceu no Palácio do Planalto. A premiação é parte das comemorações de 60 anos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)

As bolsas irão fazer parte do Programa Ciência sem Fronteira, que dá aos estudantes a oportunidade de realizarem estudos em várias universidades do mundo. O programa e as bolsas devem ser lançadas a partir de editais, aonde as universidade devem apresentar as propostas. O financiamento ocorrerá pelo Capes e também pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O governo pretende que as bolsas atinjam o total de 100 mil beneficiados, que devem contar com a participação do empresariado. “Temos o desafio de sensibilizar o setor privado para contribuir para a formação de mais 25 mil estudantes”, afirmou a presidente.Para o ministro da Educação, Fernando Haddad, as bolsas representa o crescimento do Brasil, que deve acontecer com a capacitação de todos os brasileiros em todos os níveis. O maior ideal de Anísio Teixeira era a formação de recursos humanos de nível superior, não para o nível superior, mas para toda a educação”, disse Haddad.

O portal de periódicos do Capes disponibiliza o conteúdo da Enciclopédia Britannica Escola Online para todos os alunos do ensino fundamental de escolas da rede pública como forma de contribuição para a formação completa, desde a educação básica até a pós-graduação.