Publicado em: segunda-feira, 10/10/2011

Profissionais com mais de 30 anos participam menos das redes sociais

Pesquisa realizada pela Vagas Tecnologia mostra a minoria dos profissionais na faixa etária dos 35 anos para mais tem perfis nas redes sociais Twitter, Facebook e LinkedIn. Foram analisados 54.180 currículos cadastrados no banco de dados do site vagas.com.br, usado por empresas para selecionarem profissionais quando abrem vagas de emprego. De acordo com a pesquisa, 4% tem perfis no Twitter e no Facebook enquanto 5% tem no LinkedIn.

Quando considerada a faixa etária dos 30 aos 34 anos, a porcentagem sobre para 8% com relação ao Facebook, enquanto o Twitter conta com 9% e o LinkedIn com 11%. Em contraponto, os profissionais com até 24 anos tem perfil bem diferente, pois 44% desse público tem perfis nas redes sociais. Ao contrário do que acontece com os trabalhadores mais velhos, o menor percentual de adesão é o do LinkedIn, com 25%. Ainda assim, os profissionais mais novos superam os mais velhos na presença no mundo virtual.

A faixa que vai dos 25 aos 29 anos também tem alta participação nas redes sociais, sendo que a pesquisa identificou que 54% destes estão no LinkedIn, 41% estão no Facebook e 40% no Twitter. Uma das variáveis percebidas é o grau de escolaridade, pois o índice de participação no LinkedIn está relacionado com o ensino superior e a pós-graduação.

Ao verificar a diferença por sexo, a pesquisa concluiu que no Facebook a quantidade de perfis é maior entre as mulheres do que entre os homens. A diferença é de 52% para 49%, mas nas outras redes sociais a percentagem diminui.