Publicado em: quarta-feira, 04/04/2012

Professores de Matemática têm oportunidade de bolsas de mestrado oferecidas pelo MEC

Os docentes da disciplina de matemática que atuam em escolas públicas têm a oportunidade de se inscrever no único mestrado semipresencial indicado pelo Ministério da Educação, através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Estão previstas para a turma de 2013 mais de 1.500 vagas e as inscrições devem começar no mês de maio.

Os professores precisarão inicialmente realizar uma prova e quem for aprovado irá receber uma bolsa da Capes de R$ 1.200. Hoje em dia, mais de dois mil professores da rede pública fazem parte do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Estão participando do programa quase 60 instituições de ensino superior em todo o Brasil, somando 74 polos presenciais.

Sobre o mestrado

O mestrado terá a duração de dois anos, sendo obrigatória a produção de uma monografia sobre a experiência da prática da matemática no ensino básico, de forma que tenha um impacto na didática da sala de aula. O presidente da SBM, Hilário Alencar, explica que o mestrado visa fortalecer a educação matemática no ensino básico, lembrando que o país não pode ficar analfabeto em números.

No ano de 2013, aproximadamente mil professores inscritos no ano passado irão concluir o mestrado da primeira chamada do programa. Como retorno aos investimentos do governo, os professores que receberam a bolsa precisam trabalhar na escola público pelo período de cinco anos após a conclusão do mestrado. O foco do Profmat é para professores do sistema público, porém, 20% das vagas podem ser preenchidas por professores da rede privada.