quinta-feira, abril 18, 2024
HomeEducaçãoProfessores da Bahia decidem manter greve mesmo depois de anúncio de reajuste

Professores da Bahia decidem manter greve mesmo depois de anúncio de reajuste

Docentes do sistema público estadual de ensino baiano votaram em assembleia na última quarta-feira (25) a favor da greve, que iniciou no começo do mês. A greve continua mesmo depois da assembleia legislativa ter aprovado o um projeto concedendo o aumento de 22,22% a categoria no nível médio. Entretanto, o ajuste não foi concedido aos outros docentes.

A manifestação foi organizada porque, de acordo com o sindicato da categoria, Jaques Wagner (PT), o governado da Bahia, teria feito um acordo com os docentes, afirmando que o aumento beneficiaria a todos. Rui Oliveira, presidente da APLB Sindicato, explicou que nenhuma movimentação do governo ocorreu na tentativa de negociar o término da greve, além da tentativa de desocupar a AL.

Decisão

A votação recebeu 33 votos a favor e 19 votos contrários, além de duas abstenções. Foi votado o projeto que concede o reajuste e outro, que propões transformar os benefícios da categoria em subsídios. A resposta do sindicato é que esta ação acaba com as conquistas dos trabalhadores, sendo que no final, quem saiu prejudicado no processo, foram os trabalhadores.

O Tribunal de Justiça da Bahia decidiu ainda pela manutenção da 5ª Vara da Fazenda Pública, que classifica como abusiva a greve da categoria. A APLB encaminhou um pedido de liminar, que foi negado pelo desembargador Gesivaldo Brito, sustentando que a educação é serviço essencial, não podendo, desta forma, ser interrompido. Ainda hoje, os docentes deverão se reunir em assembleia onde realizarão o ato do enterro simbólico do governador baiano e dos deputados que foram favoráveis as novas leis.

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments