Publicado em: sexta-feira, 13/04/2012

Professora que arremessou tamanco em aluno é condenada pelo TJ

Professora que arremessou tamanco em aluno é condenada pelo TJO Colégio e Curso Intellectus foi condenado pela 7 ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro a pagar uma indenização de valor estimado em R$ 5 mil reais por danos morais, para uma aluno do ensino fundamental da escola. A aluna foi agredida pela professora Michelli Trugilho, que atirou um tamanco em sua direção.

Os desembargadores julgaram que o comportamento da professora é considerado incompatível com a função de ensinar do educador. De acordo com a defesa do colégio, a professora estaria apenas tentando colocar ordem na sala de aula, mas não possuía intenção de agredir nenhum aluno, momento em que teria simplesmente proposto uma brincadeira.

A decisão dos desembargadores, ao entenderem que ocorreu uma falha na prestação do serviço de educação foi unânime. Foi considerado também que a atitude da docente poderia ter desencadeado o comportamento violento dos próprios alunos.

Ponto de vista

O relator do processo, desembargador Luciano Rinaldi, afirmou na decisão que o método de ensino parece questionável, considerando que se trata de crianças com idade entre 10 e 11 anos. Ele ainda comenta que o resultado poderia ser a introversão, com os alunos ficando desestimulados a participar das atividades em sala de aula.

O desembargador Rinaldi também destacou a importância sobre a atuação dos educadores no país e principalmente das dificuldades enfrentadas pelos profissionais da área da educação. O colégio rescindiu o contrato com a professora responsável pela agressão.