quinta-feira, abril 25, 2024
HomeEsportesProdutora dá detalhes sobre espetáculo de abertura da Copa

Produtora dá detalhes sobre espetáculo de abertura da Copa

Produtora dá detalhes sobre espetáculo de abertura da CopaA Team Spirit, empresa responsável pela organização da festa de abertura da Copa do Mundo, deu detalhes sobre a cerimônia nesta sexta-feira, 14 de março. De acordo com o diretor executivo da empresa, Alan Cimerman, a festa durará 25 minutos e contará com 1200 pessoas. Cerca de 700 delas serão voluntários de circos, escolas de danças, capoeira e ONGs brasileiras.

Folclore

Segundo a Team Spirit, a festa terá como elemento central o folclore do país. As coreografias trarão passos de frevo, samba de roda, capoeira, dança gaúcha e, claro, o Carnaval. A apresentação também trará coreografias freestyle com bolas de futebol.

O espetáculo será encerrado com a execução da música We Are One, tema do Mundial deste ano. A interpretação da música ficará por conta de Cláudia Leitte, Jennifer Lopez e do rapper Pitbull. O conceito da festa foi criado por Franco Dragone, italiano que atuou durante cinco anos na direção artística do Cirque du Soleil.

Capacitação

Embora a maior parte dos envolvidos na festa seja de voluntários, Cimerman prefere evitar este termo. Para o diretor da Team Spirit está sendo oferecida, na verdade, uma capacitação para os artistas. Cimerman afirma que os brasileiros têm muito talento, mas às vezes há uma carência de capacitação técnica. Por isso, em muitos casos, a Team Spirit está formando novos profissionais para determinadas habilidades artísticas.

Por isso, defende Cimerman, não está havendo trabalho gratuito por parte dos participantes do evento. O diretor ressaltou que, além da capacitação, também estão sendo oferecidos uniformes, transporte, refeições, seguro-saúde e um certificado pela participação.

A escolha de voluntários para a organização de uma Copa do Mundo é prática comum da FIFA. O mesmo acontece em outros eventos de grande porte, como os Jogos Olímpicos. Segundo Cimerman, cerca de 90% dos coreógrafos e instrutores contratados para instruir os jovens são brasileiros.

Críticas

As declarações de Cimerman não têm encontrado muito respaldo no Brasil. De acordo com produtores brasileiros que foram contatados pela Team Spirit, a agência se mostrou pouco disposta a oferecer qualquer tipo de remuneração para os coreógrafos e instrutores brasileiros.

Renato Ferreira, administrador de uma companhia circense, foi um dos que receberam contatos da Team Spirit. De acordo com ele, a agência queria que todos trabalhassem de graça, afirmando que a verba era reduzida. Renato Ferreira, que atua no meio artístico há mais de duas décadas, declarou nunca ter visto coisa parecida. Dezesseis pessoas que trabalham com ele estiveram na abertura da Copa da Alemanha e, na ocasião, cada um recebeu algo em torno de 200 euros por ensaio.

Junior Perim, que também afirma ter sido procurado pela Team Spirit, conta uma história semelhante. O produtor disse que o convite da Team Spirit foi desrespeitoso, principalmente porque a produção cultural no Brasil já costuma ser desvalorizada.

Em resposta, Cimerman afirmou que as reclamações partem apenas daqueles que não foram chamados e, por despeito, resolveram atacar sua agência. De qualquer maneira, a cerimônia de abertura da Copa do Mundo de 2014 será realizada no dia 12 de junho, no Itaquerão.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias