Publicado em: domingo, 15/07/2012

Produção industrial diminui nos últimos cinco anos

A produção industrial brasileira voltou a apresentar números que foram registrados a cinco anos atrás. Além disso, as previsões dizem que para este ano haverá uma redução na produção das indústrias do nosso país. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção registrada em maio deste ano foi a mesma que foi registrada em agosto de 2007.

Comparando com outubro do mesmo ano, a marca de maio desse ano foi inferior. No entanto, essas comparações feitas pelo IBGE não levam em conta as influências sazonais.

De acordo com Fernando Rocha, economista de uma empresa gestora de recursos com sede no Rio de Janeiro, este é um importante indicador que mostra que alguma coisa está errada com a indústria no nosso país.

As expectativas de grandes instituições financeiras é de que a produção industrial em 2012 apresente uma queda que variam de menos 0,5% a menos 2,2%. Segundo os dados da IBGE, grande parte dos índices, 95%, dizem respeito à indústria da transformação, que é a atividade manufatureira, e os 5% restantes se tratam da indústria da extração.

Segundo dados de especialistas, a queda mostrou uma aceleração até maio. Foi registrada uma queda de 0,7% no primeiro semestre deste ano, quando comparado com o mesmo período de 2011. No trimestre de março a maio, a queda em comparação com o trimestre anterior (meses de dezembro, fevereiro e março) foi de 1,5%.

Outro índice que havia apresentado quedas no início do ano, a difusão das quedas pelos setores industriais, voltou a subir a partir do mês de março deste ano. De acordo com os especialistas, as quedas na produção industrial estão acontecendo por conta da diminuição da exportação de produtos manufaturados, mesmo com os registros recentes na desvalorização do câmbio.