sexta-feira, abril 26, 2024
HomeEconomiaProdução de automóveis aumenta 21%

Produção de automóveis aumenta 21%

vo me mudar e preciso tampar uns buracos que deixei na paredeAs montadoras de veículos apresentaram em maio um novo aumento da produção, o que fez com que novos recordes fossem alcançados. O principal motivo para este acréscimo está nos diversos lançamentos feitos pelas marcas.

O montante fabricado também registrou aumento de 21,8% em relação ao mesmo período de 2012, o que representa 348.070 unidades. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, dia 6, pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Ouve ainda pequeno crescimento – de 0,3% – em comparação a abril, mês em que o segmento registrou o maior número de unidades produzidas: 347.100 unidades.

Os resultados obtidos pelo setor no mês de abril foi fundamental para que a indústria de maneira geral apresentasse crescimento, superando as estimativas e crescendo 1,8%, aumento a expectativa de produção que deve ser verificada ao longo do ano.

Entre janeiro e abril de 2013, as marcas já acumulam crescimento de produção de 8,6% na produção – 1.480.445 unidades – superando, inclusive, o avanço esperado para o ano todo, que era até 4,5%.

O presidente Luis Moan, da Anfavea, diz que os índices confirmam a previsão de evolução que a entidade mantinha para 2013. Ele diz que os o segmento automotivo está respondendo de doma positiva ao projeto Inovar-Auto. Ele adianta que os índices devem levar a Anfavea a apostar em uma variação, mesmo que pequena, positiva. No entanto, os números só devem ser revisados nos meses seguintes.

Embora os dados sejam bem positivos, o ritmo de evolução deve cair a partir de julho. Isso acontece porque até o mês de maio eram baseados em cima de números mais tímidos, que era sobre o período de 2012 em que a comercialização não tinha sido influenciada pela queda do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), medida que pretendeu melhorar o baixo desempenho verificado nos primeiros meses de 2012.

O que também está ajudando a aumentar o ritmo de produção registrado nas fábricas é o aumento da exportação, que já acumulam crescimento de 13,4% 3 em 2013. Além disso, a Anfavea também mantém parceria com o governo federal para que possa renovar o acordo de comércio livre com a vizinha Argentina, para onde vão perto de 80% dos veículos exportados pelo Brasil.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias