Publicado em: sexta-feira, 16/03/2012

Procon libera lista de líderes em reclamações na Bahia

A Fundação Procon da Bahia, ligada à Secretaria Estadual da Justiça e Defesa da Cidadania, divulgou ontem, quinta feira (15), Dia Mundial do Consumidor um ranking de reclamações realizadas no ano de 2011.

A líder da lista de reclamações na Bahia é a Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba) que chegou a receber 743 reclamações no ano passado. Os números usados para a elaboração do ranking são apenas os de queixas abertas através de um processo administrativo, depois de o consumidor não ter conseguido realizar um acordo com a empresa.

A empresa de telefonia Oi ocupa a posição seguinte, o segundo lugar das reclamações. Em terceiro lugar está a loja Insinuante. No site do Procon é possível acessar a lista completa das empresas que mais receberam reclamações no ano passado.

A resposta das empresas

A assessoria de comunicação da Coelba afirmou a imprensa que divulgaria o seu posicionamento quanto a situação ainda hoje (16). Já a equipe de comunicação da empresa de telefonia Oi afirmou em nota que a empresa “assumiu um compromisso com o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) de interação colaborativa e tem investido fortemente em melhorias de processos e ampliação de rede para assegurar a qualidade no atendimento e na prestação dos serviços” para os consumidores.

A Oi também declara na nota que com relação ao serviço de telefonia móvel, a empresa teria conseguido diminuir cerca de 25% de reclamações junto ao Procon da Bahia, no período entre os anos de 2010 e 2011.