Publicado em: quinta-feira, 10/05/2012

Problemas em trens causam transtornos na circulação na linha 11 da CPTM em SP

A linha 11-coral da CPTM (Companhia de Trens Metropolitanos) passou por falhas em trens por duas vezes durante a manhã desta quinta-feira (10), afetando a circulação da via e diminuindo a velocidade das viagens. Mesmo com os problemas, o tráfego havia voltado ao estado normal em torno das 10h30.

De acordo com a CPTM, a primeira falha aconteceu às 7h15 em um trem localizado na estação Mogi das Cruzes, sentido Guaianazes. Não foram informados detalhes a respeito da falha, porém a empresa garantiu que o trem estava circulando de novo cerca de 40 minutos depois. Durante este período, os trens passaram a circular com atraso.

Em torno das 8h30, uma outra composição foi atingida por um problema semelhante, desta vez na estação Calmon Viana. Os passageiros precisaram descer e embarcar em outro trem. Depois de cerca de 10 minutos, a circulação conseguiu voltar ao normal, segundo as informações fornecidas pela CPTM.

Falhas recorrentes

As linhas da CPTM estão registrando muitos problemas nos últimos tempos. No dia 3, a linha 9-esmeralda precisou ter um trecho fechado antes do previsto para que pudesse ser feito um trabalho de manutenção. Por todo aquele dia, os trens passaram a circular com velocidade menor e com mais tempo de parada, provocando lotações.

Já no dia 14 de março, uma outra falha na linha 9-esmeralda atingiu mais de 30 mil pessoas, pois o sistema de energia falhou e obrigou os trens a circularem somente através de uma via entre as estações Granja Julieta e Santo Amaro.
Após esse problema, o governo informou que a linha 9 fecharia por nove domingos consecutivos para que fosse feita uma modernização na linha. Os trabalhos estão sendo feitos desde então.