Publicado em: segunda-feira, 02/06/2014

Problemas de memória pode ser falta de atenção

Problemas de memória pode ser falta de atençãoGrande parte das pessoas costumam esquecer de pequenas coisas e isso passa despercebido, como onde guardou a chave do carro ou qual a refeição que fez no dia anterior, esse tipo de esquecimento pode ser normal, como também pode indicar algo mais grave, por isso é importante estar atento. O neurologista Tarso Adoni esclarece que na maioria das vezes, as reclamações por ter se esquecido de algo em pessoas jovens, pode ser mais ligado a falta de atenção do que um problema de perda de memória em si.

O médico explica que isso acontece sempre, porque as pessoas estão em constante agitação do dia a dia, e isso pode ser responsável por desviar a atenção, prejudicando diretamente a memória. Ele também informa que existem testes, no qual podem auxiliar a detectar esse tipo de problema. Em casos desse tipo, há algumas precauções que precisam ser tomadas, como ter uma boa noite de sono, fazer constantemente atividades físicas e ter uma boa alimentação, são passos essenciais para evitar o cansaço da mente e deixá-la mais ligada e concentrada.

Nutrientes indispensáveis

Segundo a nutricionista Elaine Moreira, os alimentos que possuem algum teor de glicose são benéficos para o cérebro, porque fornecem energia á ele, os alimentos com vitamina B12, ômega 3, zinco, ferro, fósforo e cafeína, também são essenciais para ajudar no estimulo do cérebro. Quando estes nutrientes ficam ausentes, a pessoa está sujeita a ter problemas com a memória, assim como a falta de sonos e a má alimentação, também podem ser prejudiciais. O neurologista aconselha que se a falhas na memória começarem a ser percebidas, é importante que se procure um especialista para avaliar e dar um diagnóstico correto. Em casos mais graves, está o Alzheimer, que se dá principalmente em idosos, a doença causa danos nas funções cognitivas, resultado na morte de células cerebrais.