Publicado em: terça-feira, 13/03/2012

Problema em sistema prejudica emissão de CNH em todo Brasil

Nesta terça-feira (13) um problema no sistema da Serpro, empresa responsável por administrar uma parcela dos sites do governo federal, fez com que a emissão de carteiras de habilitação fosse impedida em todo o território nacional.

De acordo com informações do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o transtorno teve início ainda nesta madrugada, atingindo o Registro Nacional de Carteiras de Habilitação (Renach) órgão que realiza a emissão e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Durante toda a manhã, aconteceu ainda um problema que afetou parcialmente o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), prejudicando a emissão de documentos.

Os técnicos da Serpro afirmaram estar trabalhando para resolver a questão e normalizar o sistema. A razão da falha ainda está sendo apurada. Por meio de uma nota, o Detran-SP comunicou que está impossibilitado de emitir novas carteiras de habilitação e também de fazer serviços que necessitem de consulta ou validação junto à base de dados nacional. Em função disso, o início do processo de habilitação não pode ser feito, assim como a transferências de documentos e veículos, além da comunicação de venda.

Já o Detran-RJ disse que o problema no Renavam não deve impedir que documentos dos carros aprovados nas vistorias sejam emitidos. Segundo o órgão, somente a emissão do Certificado de Registro de Veículo (CRV) foi atingida. Ele é exigido em procedimentos que dizem respeito à primeira licença (emplacamento), transferência de município e também transferência de propriedade. Para quem precisar desses serviços, o atendimento deverá ser feito manualmente.

Em São Paulo, quem quiser tirar a primeira habilitação deverá realizar um pré-cadastro no site e-cnhsp.sp.gov.br, e depois de feito o cadastro deverá agendar a apresentação dos documentos e a coleta biométrica. em uma unidade do Detran. A mesma regra vale para quem for renovar a carteira ou adicionar mudança de categoria.