Publicado em: sábado, 01/02/2014

Primeiro mês de verão atrai mais de 50 mil visitantes na Ilha do Mel

Primeiro mês de verão atrai mais de 50 mil visitantes na Ilha do MelA Ilha do Mel, parte do município de Paranaguá e uma das melhores atrações turísticas do Paraná, recebeu aproximadamente 55 mil visitantes desde o início da temporada de verão deste final de ano, que foi do dia 13 de dezembro de 2013 até o dia 27 de janeiro de 2014. Deste total, 7% dos visitantes eram estrangeiros, os quais se concentravam principalmente no Paraguai e na Alemanha.

A Ilha do Mel é conhecida como um Patrimônio Histórico e Artístico tombado no Estado do Paraná, e como destaque na área podemos destacar o Parque Estadual e Estação Ecológica, que tem como principal característica e intuito a preservação da biodiversidade local.

Na Ilha há uma quantidade máxima de visitantes por dia, o que é calculado não pelo número de pessoas que entra na Ilha à passeio, mas sim, pelo número de pessoas que se hospeda no local. Sendo assim, além da população que habita a Ilha, apenas cinco mil visitantes são permitidos por dia. Para os que pensam em passar as próximas férias na Ilha, vale a pena destacar a necessidade de procurar se informar anteriormente sobre a disponibilidade em campings e pousadas do local.

Para Luiz Tarcísio Mossato Pinto, atual presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), o controle de turistas é imprescindível para manter a integridade e a manutenção da sustentabilidade e biodiversidade local. “Cerca de 93% do território da ilha é protegido pelas duas Unidades de Conservação que precisam de cuidados especiais e limitam as atividades que podem ser desenvolvidas nelas e consequentemente na maior parte territorial da Ilha do Mel”, explica.

Investimento

Visando oferecer ainda melhor infraestrutura para os viajantes, juntamente com a necessidade de manter-se preservada a essência natural do local que o Governo do Estado já investiu mais de 1 milhão de reais na Ilha do Mel desde o ano de 2011.