Publicado em: sábado, 24/11/2012

Primeiro computador da história vai para museu e é religado na Inglaterra

Primeiro computador da história vai para museu e é religado na InglaterraO primeiro computador do planeta, que é uma máquina que tem peso superior a duas toneladas e teve o nome de A Bruxa (The Witch em inglês), foi ligado novamente no Reino Unido na última terça-feira (20), onde vai ser exposta em um museu depois de passar por reparos durante três anos.

Em uma cerimônia no Museu Nacional do Computador na Inglaterra, muitos das pessoas responsáveis pela criação da peça, e estudantes que aprenderam a realizar programação através dela, apertaram o botão para que ela fosse ligada novamente.

Durante os anos 50, “The Witch” que começou sua construção no ano de 1949, foi a principal peça do programa inglês para Pesquisa de Energia Atômica. A missão dela era que fosse facilitado o trabalho dos cientistas, fazendo de forma eletrônica cálculos matemáticos que até o momento tinham que ser feitos em calculadoras.

Mesmo com lentidão nos primeiros trabalhos, levava-se dez segundos para que dois números pudessem ser multiplicados, e logo virou uma peça indispensável, chegao a ser utilizada por 80 horas durante a semana, o que era um recorde na época.

No ano de 1957, a máquina já tinha sido superada por computadores mais velozes e com tamanhos inferiores, e foi transferida até a Universidade de Wolverhampton, onde ajudou os primeiros estudantes de informática a realizar programação.

Desde esse período, passou pelo Museu de Ciência e Indústria de Birmingham, ficando lá até a data que o local foi fechado. O computador foi então, desmontado e levado a um armazém da cidade no ano de 1997.

Três anos atrás, Kevin Murrell, membro da administração do Museu do Computador, fez o reconhecimento do painel de “The Witch” numa fotografia que foi retirada em um antiquário de computadores.

Depois de ir várias vezes ao local, o time que fazia restauração conseguiu depois de trabalhar três anos em The Witch, salvar cerca de 1.390 das peças originais.