Publicado em: quarta-feira, 29/06/2011

Primeiro casamento civil gay do Brasil é realizado em São Paulo

Aconteceu na manhã desta terça-feira (28) o primeiro casamento civil gay do Brasil. A cerimônia foi realizada na cidade de Jacareí, no interior do estado de São Paulo, unindo em casamento civil o cabeleireiro José Sérgio Sousa Moresi Sousa e o comerciante Luiz André Rezende Sousa Moresi.

Os dois são o primeiro casal homossexual a conquistar a certidão de casamento após a união estável ser autorizada pela primeira vez no Brasil pela Justiça. Acompanharam o casamento do lado de fora do cartório amigos do casal e familiares, além de militantes da ONG Revida, imprensa de diversas cidades e curiosos.

A cerimônia durou cerca de 20 minutos. Os dois passaram o tempo todo de mãos dadas e depois de assinarem o livro de registro de patrimônio, se beijaram. O novo casal foi aplaudido ao sair do cartório e brindaram com champanhe.

Segundo Tribunal de Justiça de São Paulo e a ABGLT este é o primeiro casamento gay do Brasil. A união aconteceu depois de cerca de dois meses do STF (Superior Tribunal Federal) ter reconhecido a união estável entre casais do mesmo sexo.