Publicado em: sexta-feira, 24/02/2012

Primeiro aluno com síndrome de Down é aprovado na UFG

Uma família moradora da cidade de Jataí (GO), a 325 km de Goiânia, aguarda com ansiedade o início das aulas na Universidade Federal de Goiás (UFG) na próxima segunda feira, dia 27. Um dos integrantes da família foi aprovado no vestibular do curso de geografia da instituição. A conquista do estudante Kallil Assis Tavares, de 21 anos, se torna ainda mais expressiva pelo fato de que o jovem possui Síndrome de Down.

Ele é o primeiro estudante com síndrome de Down a ser aprovado em um vestibular da UFG. O estudante não contou com nenhum tipo de correção diferenciada, concorrendo de igual para igual com os outros candidatos. “A única vantagem concedida foi ter alguém para ler a prova para ele e a prova com letras maiores, porque ele tem baixa visão”, explicou a pedagoga Eunice Tavares, mãe do calouro.

Eunice também conta que a escolha do curso e a decisão de prestar para o processo seletivo foram do próprio aluno. “Desde o início do ensino médio ele já começou falar que prestaria vestibular para geografia”, diz.

Preparação

Até o momento, o passatempo de Kallil é ver no computador diferentes mapas, entretanto esta rotina está com os dias contatos. A matrícula já foi realizada e as aulas começam na próxima semana.

A irmã de Kallil mostra orgulhosa o boletim do garoto. As notas comprovam que Kallil sempre foi bastante estudioso. De acordo com a jovem, Camila Assis, ele sempre gostou de aprender. “Ele sempre gostou de fazer as tarefas e de chegar com elas prontas na escola”, revela.

Mas o ingresso na universidade não será o último passo de Kallil. O jovem já elabora planos para aprender a dirigir e retirar a carteira de habilitação. “A cada dia ele supera os obstáculos que vão surgindo e que sempre existem. Ele tem superado. Ele vai superar todos”, conta Eunice.

A coordenação do curso de geografia da UFG, em Jataí, irá discutir a acessibilidade do estudante no campus da Universidade. Eles irão realizar uma reunião de planejamento do ano letivo antes do início das aulas.