Publicado em: terça-feira, 08/11/2011

Primeiro a vencer Muhammad Ali, Joe Frazier morre nos EUA

Ex-campeão dos pesos médios, o pugilista Joe Frazier morreu na madrugada desta segunda-feira (7), aos 67 anos, na Filadelfia, nos Estados Unidos, em decorrência de um câncer no fígado. Ele havia sido diagnosticado com a doença há cerca de um mês, mas seu empresário só divulgou a informação à imprensa há poucos dias. A família de Frazier divulgou um comunicado oficial informando o falecimento de um dos maiores esportistas de todos os tempos.

O primeiro grande momento da carreira de Frazier no boxe foi em 1964, quando ele derrotou o alemão Hans Huber e conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Quatro anos mais tarde, conquistou o título de campeão mundial dos pesos médios pela primeira vez, quando venceu Buster Mathis.

Porém, o ponto alto de sua carreira aconteceu em 1971, quando Frazier foi desafiado por outra lenda do esporte mundial, Muhammad Ali. Após 15 rounds, Frazier conseguiu tirar a invencibilidade de um dos seu maiores rivais e, de quebra, conseguiu se manter invicto na carreira, com 26 vitórias.

O primeiro adversário a derrubar Frazier foi outro grande rival dos ringues, George Foreman. Campeão do Conselho e da Associação Mundial de Boxe, Frazier sofreu um nocaute no segundo round e perdeu os dois cinturões. Na revanche, foi derrotado por Foreman novamente. As outras duas derrotas na carreira aconteceram nas revanches contra Muhammad Ali. Ele encerrou sua carreira em 1981, após um empate com Floyd Cunnings, mantendo seu cartel em 32 vitórias, quatro derrotas e um empate.