quinta-feira, abril 25, 2024
HomeEducaçãoPrimeira chamada do Sisutec é divulgada pelo MEC

Primeira chamada do Sisutec é divulgada pelo MEC

Primeira chamada do Sisutec é divulgada pelo MECO Ministério da Educação (MC) liberou, na última terça-feira (25), a lista de aprovados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). A relação dos selecionados está disponível para consulta no site do programa. É possível ao candidato consultar o boletim detalhado, ou apenas conferir a as listas filtradas por instituição, curso selecionado e turno.

As matriculas serão iniciadas já na próxima quarta-feira (26), e vão apenas até a sexta-feira subsequente (28), diretamente na instituição de ensino na qual o candidato teve aprovação. A segunda chamada de candidatos selecionados será disponibilizada a partir de 1º de abril. Os candidatos são escolhidos com base no desempenho alcançado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2013.

Segundo dados oficiais do MEC, 527.730 pessoas realizaram inscrição para o Sisutec, com direito a duas opções de Curso. Portanto, o número final ultrapassou a marca de 1 milhão de inscrições para 291.338 vagas disponíveis em 122 cursos técnicos. Ao todo, 937 instituições particulares e públicas de ensino disponibilizaram vagas, além das escolas do Senac e Senai. Haverá bolsa de estudos para os selecionados em instituições particulares.

Distribuição

Do total de vagas, 85% atenderão a estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública, ou então como bolsista integral de instituição privada, independente de quanto seja a renda familiar per capita. Além dessa priorização, metade dessa fatia beneficiará candidatos com renda per capita de, no máximo, 1,5 salário mínimo. Nesses casos, entretanto, o aluno não poderá continuar inscrito em qualquer curso de nível técnico superior ou de graduação, independente de ser em instituição pública ou privada, mesmo como bolsista.

O MEC informou que 85% das vagas disponíveis nesta edição são ofertadas por instituições de ensino privadas, porcentagem equivalente a 246.228 vagas. Outros 8.040 postos são em instituições públicas da rede federal, e 37.070 são disponibilizadas no Sistema S de ensino. A Região Sudeste tem a maior disponibilidade de vagas, com 55,72%, seguida pelo Nordeste, com 14,45%. Completam o ranking, em ordem, as regiões Sul, com 13,92%, o Centro-Oeste, com 11,63% e, em último lugar, a região Norte do Brasil, com 4,28%.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias