Publicado em: domingo, 17/06/2012

Primeira astronauta mulher da China é mandada para o espaço

Primeira astronauta mulher da ChinaA primeira mulher chinesa foi enviada ao espaço às 7h37, pelo horário de Brasília, neste sábado. Liu Yang, que tem 34 anos de idade, foi mandada para o espaço junto com outros dois astronautas. O foguete partiu do Centro de Lançamento de Satékites Jiugquan, no Deserto de Gobi, que fica localizado no norte da China.

Essa será a primeira vez que o país irá tentar fazer um acoplagem com tripulação. A nave Shenzhou 9 irá se juntar ao módeulo espacial Tiangong 1, que está localizado a 343 quilômetros do planeta Terra.

Lá, Liu Yang e os outros astronautas, Liu Wang e Jing Haipeng, irão trabalhar entre sete e dez dias numa estação espacial provisória. Essa missão é muito importante para a China, já que o país trabalha para ser o terceiro a ter uma base permanente em órbita, junto com os Estados Unidos e com a Rússia.

Os astronautas testarão os sistemas de suporte vital do módulo, além de avaliar os efeitos que a gravidade podem ter sobre o corpo humano. Eles também vão desempenhar tarefas de engenharia e científicas durante a sua permanência no espaço.

Primeira astronauta mulher da China
Liu Yang é um dos pilotos da Força Aérea da China e o fato de ela estar sendo enviada ao espaço está sendo muito explorado pelo governo chinês, inclusive ressaltando feitos da moça, como a vez em que ela pousou um avião depois que um dos seus motores foi desativado.

Liu foi anunciada nesta semana após ser escolhida em uma seleção que buscava por mulheres casadas e com filhos. Contudo, esse não é ocaso dela. Esse tipo de preferência se dá porque a exposição à radiação e o voo espacial podem causar infertilidade.