Publicado em: sábado, 05/11/2011

Presidente Dilma se reúne com diretora geral da Unesco

Neste sábado, dia 5 de novembro, a presidente Dilma Rousseff se reunirá em Paris com Irina Bakova, diretora-geral da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Desde terça-feira, a presidente está em terras francesas, onde participava da cúpula do G20, grupo que reúne as 20 maiores economias do mundo.

A reunião de hoje faz parte da agenda oficial da viagem de Dilma à França. Ela passará o final de semana em Paris. De acordo com a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto, Dilma provavelmente retornará na madrugada de segunda-feira a Brasília. A presidente fez sua estreia no encontro dos líderes do G20, e disse que a reunião foi um “sucesso relativo”.

De acordo com Dilma Rousseff, aconteceram progressos na discussão sobre a crise econômica que afeta diversos países europeus. Porém, os demais temas importantes da conferência foram deixados de lado. A presidente disse no encontro que o Brasil pode colaborar com o Fundo Monetário Internacional (FMI) para ajudar na crise.

A presidente pediu atitudes rápidas dos países desenvolvidos. Ela também solicitou mais detalhes sobre o plano europeu anticrise. Dilma afirma que tem medo que esta crise afete os países emergentes. Esta foi a sexta edição da cúpula do G20. Ele foi criado em 1999 e acontece todos os anos, reunindo diversas autoridades, como chefes de Estado e presidentes de bancos das maiores economias mundiais.