Publicado em: sábado, 28/01/2012

Presidente Dilma Rousseff visita Cuba pela primeira vez como presidente

Nos dias 30 e 31 de janeiro (segunda e terça-feira), a presidente brasileira Dilma Rousseff irá realizar uma visita oficial a Cuba. Nesta ocasião, a governante irá participar de um encontro de trabalho com o presidente do Conselho de Estado, Raúl Castro Ruz. Esta é a primeira vez que Dilma vai a Cuba e a região caribenha na representação de chefe de Estado.

A visita de Dilma irá contribuir para aumentar a cooperação e diálogo no “relacionamento bilateral”. O encontro irá ter como principal foco a agenda econômica, que teve um ótimo crescimento nos últimos anos. O comércio entre Cuba e Brasil apresentou um valor recorde no ano passado, ultrapassando US$ 600 milhões. Isto representa 31% a mais do que no ano de 2010.

A visita da presidente Dilma Rousseff a Cuba também irá contribuir para que a cooperação e ajuda mútua entre os dois países cresça e se aprofunde nas áreas científica, técnica, tecnológica e, principalmente, nas áreas de segurança, saúde, agricultura, alimentar e produção de medicamentos.

Na relação entre Brasil e Cuba se destaca a contribuição para o aumento do Porto de Mariel, que está sendo realizado por uma empresa brasileira. Este projeto faz parte de uma estratégia para ampliar o intercâmbio no comércio do país de Raúl Costa Ruz. Aproximadamente 80% do valor necessário para o aumento do porto é de financiamento brasileiro.