Publicado em: segunda-feira, 17/10/2011

Presidente Dilma desembarca hoje para a Cúpula do Fórum de Diálogo do Ibas

Nesta segunda-feira, dia 17 de outubro, pela manhã, a presidente Dilma Rousseff desembarca para a 5ª Cúpula do Fórum de Diálogo do Ibas. Dilma sairá da África do Sul com destino a Moçambique e depois Angola. Ela pretende reforçar as parcerias nas áreas ligadas a minas e energia, educação e saúde.

Os debates nas reuniões serão diversos, irão desde a crise econômica internacional até o agravante na crise dos países muçulmanos. Tudo sob o ponto de vista do Brasil, da Índia e da África do Sul, países que demonstram crescimento e avanços econômicos. As lideranças desses três países buscam a mudança do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Ambos os países querem uma cadeira permanente na cúpula.

A presidente Dilma se reunirá com Jacob Zuma, presidente da África do Sul, e Manmohan Singh, primeiro-ministro indiano, para discutirem sobre o agravante caso na Líbia e na Síria. Também deverão tratar sobre o desenvolvimento sustentável, que é o tema central da Conferência Rio+20, que acontecerá em maio e junho do próximo ano no Rio de Janeiro.

Em suas visitas, Dilma Rousseff terá a companhia dos ministros Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Antonio Patriota (Relações Exteriores) e Luiza Bairros (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial). Também é provável que Edison Lobão, ministro de Minas e Energia, participe da viagem.