Publicado em: sexta-feira, 12/09/2014

Prefeitura de SP libera faixas exclusivas de ônibus para taxistas

Prefeitura de SP libera faixas exclusivas de ônibus para taxistasNesse sábado (13), acontecerá a liberação das faixas exclusivas de ônibus para taxistas, a notícia foi divulgada pela Prefeitura de São Paulo. Esta será uma liberação definitiva seis meses após a Prefeitura começar a permitir que aos taxistas utilizes as faixas exclusivas de ônibus da 23 de Maio, das marginais e outras nove importantes avenidas da capital. Com essa nova medida, as faixas compartilhadas irão passar de 71km para 440km.

A liberação também irá valer para as faixas que forem inauguradas posteriormente. Segundo o secretário municipal dos Transportes, Jilmar Tatto, os táxis também terão direito de embarcar e desembarcar passageiros. Além disso, poderão trafegar pelas faixas exclusivas se estiverem com passageiros a bordo.

As faixas exclusivas são um dos principais feitos na gestão de Fernando Haddad (PT). Também foram criados 356 km com a promessa de tornar prioridade o transporte por ônibus na cidade. Assim como na Avenida Paulista, as faixas são estruturas localizadas à direita. Nos corredores de ônibus das avenidas 9 de julho e Santo Amaro, continuará sendo mantida a proibição dos taxis nos horários de pico, das 6h às 9h e das 16h às 20h.

Permissão em 2004

A liberação das faixas que foi divulgada nessa sexta, é uma medida adotada a menos de um mês das eleições estaduais e federais. Um caso semelhante à essa liberação para taxistas, aconteceu em 2004. Na época, a permissão foi dada pela prefeita Marta Suplicy (PT) a cerca de uma semana da eleição municipal, em que ela era candidata.

Essa liberação feita por Marta há 10 anos, foi alvo de muitas críticas por parte dos especialistas em transito, alegando que a presença dos táxis diminui a velocidade dos ônibus. A permissão foi revista somente pela atual gestão de Haddad, após o Ministério Público ter dito entrar com uma ação civil pública contra o governo se os taxistas fossem proibidos de trafegar nos corredores.