Publicado em: sexta-feira, 13/07/2012

Prefeitura de São Paulo anuncia criação de novas creches

Foi anunciado nesta semana que a prefeitura de São Paulo e o governo do estado irão juntar suas forças para diminuir o déficit de vagas em creches na cidade. De acordo com a prefeitura, seria necessária a criação de mais de 126 mil vagas para que todas as crianças do município fossem atendidas.

Juntos, os governos estadual e municipal irão fazer um investimento de cerca de R$ 40 milhões que serão utilizados para que vinte centros de educação infantis, os CEIs, sejam construídos na cidades. No entanto, a criação desses novos centros irá criar apenas 4 mil novas vagas nas creches, o que passa longe de solucionar o problema de falta de vagas.

Quando estava em campanha para a prefeitura de São Paulo, acabar com a falta de vagas nas creches da capital paulista era uma das promessas feitas por Gilberto Kassab. No entanto, para cumprir o que prometeu, o prefeito teria que criar 732 vagas a cada dia. Em 2011, o governador do estado Geraldo Alckimin, do PSDB, já havia liberado a verba de R$ 42 milhões por meio do programa Creche Escola para que novas creches fossem construídas na cidade. De acordo com o governador, a prefeitura entraria com a liberação do terreno e o governo estadual com o dinheiro para que a obra seja realizada.

As novas creches que serão construídas em São Paulo serão instaladas, em sua maioria, nas zonas sul e leste da cidade. A região que apresenta um maior déficit em relação às vagas em creches é a zona sul, onde existem cerca de 31 mil crianças que estão esperando por vagas nos bairros Jardim São Luiz, Grajaú, Cidade Ademar, Capão Redondo, Campo Limpo e Jardim Ângela. Esses locais representam 27,2% do total da fila por vagas.