Publicado em: terça-feira, 15/07/2014

Prazo para o eleitor solicitar o voto em trânsito começa hoje e vai até 21 de agosto

Prazo para o eleitor solicitar o voto em trânsito começa hoje e vai até 21 de agostoComeça hoje o prazo para os eleitores que quiserem solicitar o voto em transito, ele foi criado para quem estiver fora do domicílio eleitoral no dia 5 de outubro e mesmo assim queira votar. Para isso, este precisará solicitar a partir dessa terça-feira (15) e terá até o dia 21 de agosto, em qualquer cartório eleitoral do país, uma habilitação para o voto em trânsito. O voto em transito valerá a partir da eleição deste ano, e será possível fazer esse voto nos municípios do país com mais de 200 mil eleitores.

Nas eleições de 2010, o voto só era liberado nas capitais. O chamado “voto em trânsito” oi permitido apenas para presidente da República e é um meio de facilitar a vida do eleitor que esteja fora da cidade onde o título é registrado, para que vote em outro município mesmo que não tenha feito a transferência do documento. Para os eleitores que estão fora do local onde o título foi registrado e não quiserem usar o voto em transito, precisarão comparecer até uma seção eleitoral no dia 5 de outubro para justificar.

Como fazer?

De acordo com a resolução que foi aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para que a votação em transito em uma das cidades habilitadas seja válido, é necessário que pelo menos 50 eleitores tenham tido interesse em votar naquela localidade, caso contrário, ele não poderá ser feito.

Para realizar o voto em transito, o eleitor precisa estar munido do documento oficial com foto em qualquer cartório e estar com a situação regular no cadastro eleitoral – não ter deixado de votar ou de justificar por pelo menos três eleições seguidas – cada turno é classificado como uma eleição.

Quem for solicitar o voto em transito, só terá direito a votar na cidade em que informou e por isso, o nome será excluído da lista da seção eleitoral de origem. A alteração ou o cancelamento da habilitação do voto, pode ser feito até o dia 21 de agosto.